segunda-feira, 4 de maio de 2009

Possíveis linhagens avançadas --Kibaku Nendo


Primeira aparição na série: Capítulo #247 (Mangá); Episódio 2.2 (Anime/Shippuuden)Usado por: Deidara Técnicas Derivadas: Kibaku Nendo; Kibaku Nendo • Kyuukyoyu Geijutsu • CO; Kibaku Nendo • C1; Kibaku Nendo • C2 Doragon; Kibaku Nendo • C3; Kibaku Nendo • C4 Karura O membro da Akatsuki Deidara é dono de uma habilidade exótica, classificada pelo próprio líder da organização como “especial” - a capacidade de criar explosivos a partir de argila. Seu corpo possui duas bocas extras nas palmas das mãos, que “engolem” a argila previamente preparada por Deidara, e acrescentam a ela o chakra explosivo do nukenin. Depois que as bocas regurgitam a massa de barro e chakra, o ninja molda a argila em algum tipo de escultura com propriedades explosivas - técnica que ficou conhecida como Kibaku Nendo (起爆粘土, “Argila Explosiva”). Aparentemente, Deidara possui vários "tipos" de chakra explosivo, que variam de acordo com o jutsu utilizado - C1, C2, C3, C4 e CO. {spoiler}Além disso, há mais uma boca no meio do tórax, selada com linhas. Foi através dessa quarta boca que Deidara usou seu último jutsu explosivo, detonando a si mesmo de forma espetacular.{spoiler} Não foi confirmado se esse chakra explosivo do shinobi e suas bocas extras são algum tipo de experimento genético, linhagem avançada ou particularidade do próprio Deidara.

Possíveis linhagens avançadas --Drenagem de Chakra


Primeira aparição na série: Capítulo #45 (Mangá); Episódio 36 (Anime)Usado por Akadou Yoroi Durante sua luta contra Uchiha Sasuke nas preliminares do Chuunin Shiken, Akadou Yoroi mostrou sua habilidade se sugar chakra do adversário apenas aproximando a mão do alvo. O jutsu não tem nome específico e não precisa de selos para ser usado, portanto, pode ser considerada uma habilidade única de Yoroi - mas não foi confirmado como linhagem avançada.

Kekkei Genkai Doujutsu--Técnica Ocular de Ranmaru


Primeira aparição na série: Episódio 154 (Anime)Usado por: Ranmaru Exclusivo do anime, esse doujutsu do kirinin Ranmaru é um pouco semelhante ao Byakugan, mas não completamente passivo. Quando ativada, a técnica faz os olhos de Ranmaru adquirirem um brilho avermelhado, conferindo ao garoto uma visão semelhante como a dos Hyuuga, em menor escala e alcance. Também o torna capaz de expandir partículas especiais de chakra para criar espectros com sistema de chakra, confundindo o inimigo para ocultar sua presença e de seus aliados. Apesar do doujutsu de Ranmaru não ter a nitidez e a potência do Byakugan, sua capacidade de avaliar a força vital de um organismo é mais eficiente quando se trata de decidir se um indivíduo está morto ou ainda vive.

Kekkei Genkai Doujutsu--Sharingan


Primeira aparição na série: Capítulo #12 (Mangá); Episódio 07 (Anime)Usado pelo: clã Uchiha e Hatake Kakashi Provavelmente o doujutsu mais conhecido da série - afinal, é a característica principal de dois dos protagonistas - o Sharingan (写輪眼, literalmente "olho copiador circular") é temido e conhecido desde antes da criação das vilas ninja. Ao contrário do Byakugan e do Rin’negan, essa técnica ocular não é aparente, já que o Uchiha só desperta o doujutsu quando precisa utilizá-lo. Quando ativado, o olho aparentemente normal do Uchiha fica com a íris vermelha e adquire de um a três pontos em forma e vírgula (conhecidos como tomoe) ao redor da pupila - quanto mais pontos no olho, mais evoluído é o doujutsu. Essas tomoes giram quando o olho está processando o que vê. O Sharingan proporciona várias vantagens: seus usuários são capazes de prever com precisão movimentos que antes não estariam sequer aptos a acompanhar; a partir dessa habilidade, o Uchiha pode copiar perfeitamente selos, combos de taijutsu, quase qualquer movimento ou jutsu que esteja em seu campo de visão. Também conseguem ver o movimento e fluxo de chakra dos organismos ao seu redor, bem como do próprio corpo. Mas a característica mais conhecida da técnica no mundo ninja é a facilidade com que os usuários do Sharingan podem infligir Genjutsus nos adversários. Basta que as vítimas mantenham contato visual com o ninja para que corra o risco de cair em uma ilusão. Um lado mais obscuro dessa linhagem avançada é o uso e obtenção de sua evolução suprema, o Mangenkyou Sharingan (万華鏡, “caleidoscópio”), capaz de usar as técnicas mais poderosas do limite sanguíneo.

Leia mais a respeito do doujutsu em Sharingan.

Kekkei Genkai Doujutsu--Rin’negan


Primeira aparição na série: Capítulo #363 (Mangá)Usado por: Rikudou Sannin, Nagato, Pain{spoiler}Rin’negan (輪廻眼, “Olho de Samsara”) é um doujutsu lendário no mundo ninja. De acordo com Jiraya, o primeiro indivíduo conhecido a apresentar a técnica foi Rikudou Sannin - o “Eremita dos Seis Caminhos” - que é considerado o criador do Ninjutsu como é conhecido, e famoso por ter dominado todas as cinco Naturezas de Chakra, simultaneamente. Aparentemente, essa linhagem avançada era passada pelo clã Fuuma de Amegakure (até onde se sabe, não há nenhuma relação entre esse clã e os Fuuma apresentados anteriormente no anime). Durante uma das guerras ninja, Jiraya se deparou com um garoto que possuía esse doujutsu e ficou responsável pelo treinamento dele durante três anos. Somente muitos anos depois tornou a ver o Rin’negan, dessa vez nos olhos do líder da Akatsuki. Além da manipulação dos cinco elementos de chakra existentes, essa técnica também confere ao usuário a capacidade de manipular mais de um corpo ao mesmo tempo, todos eles compartilhando a mesma consciência e o mesmo campo de visão. Através dessa habilidade, Pain consegue manipular os seis corpos do Rikudou Pain ("Os Seis Caminhos da Dor"), sendo que cada indivíduo que compőe o sexteto possui uma habilidade especial única e bastante perigosa.{spoiler}

Leia mais a respeito do doujutsu em Rin’negan.

Kekkei Genkai Doujutsu--Byakugan


Primeira aparição na série: Capítulo #34 (Mangá); Episódio 01 (Anime)Usado pelo: clã Hyuuga O clã Hyuuga é uma das famílias mais tradicionais da Vila da Folha, e dona de uma das mais temidas e cobiçadas Kekkei Genkai da série - o Byakugan (白眼, literalmente "Olho Branco"). Os membros desse clã têm os olhos completamente brancos: íris descoloridas e ausência aparente de pupila. Quando ativado o doujutsu, as veias ao redor dos globos oculares ficam saltadas, e é possível distinguir alguns círculos na íris albina. Nesse estado, o Hyuuga tem uma visão absurdamente melhorada, conseguindo ver através de obstáculos físicos ou mesmo lugares muito distantes de sua posição original. Quanto mais experiente e habilidoso for o ninja, mais longe e com mais precisão poderá observar com esses olhos. Além disso, o ângulo de visão do ninja chega a quase 360º graus. No entanto, o que faz o Byakugan ser uma linhagem tão temida não é apenas o alcance da visão. Esse doujutsu também é capaz de visualizar de forma definida o sistema de energia de um indivíduo - melhor ainda, os Hyuuga com os olhos mais aguçados conseguem ver até mesmo os tenketsus, os pontos no organismo onde o chakra flui para os órgãos. Munidos dessa habilidade, usuários do Byakugan podem usar o Jyuken Ryuu (Estilo dos Punhos Gentis) para atingir esses pontos específicos e desabilitar completamente os adversários de forma rápida e precisa.

Leia mais a respeito do doujutsu em Byakugan

Kekkei Genkai-satetsu

Primeira aparição na série: Capítulo #268 (Mangá); Episódio 22.2 (Anime/Shippuuden)Usado por: Sandaime KazekageTécnicas Derivadas: Satetsu Shigure, Satetsu Kaihou, Satetsu Kesshu
Satetsu (砂鉄, literalmente “Areia de Ferro”) é o nome das particulas de metal que o Sandaime Kazekage usava como arma. Ao que parece, o Kazekage tinha uma característica muito peculiar: seu chakra podia ser adaptado como um campo magnético e, através disso, manipular metal. Depois de observar um dos jinchuurikis antigos do Shukaku manipulando areia diretamente, o Terceiro Kazekage teve a idéia de fazer a mesma coisa usando seu chakra especial. A diferença era que o "areia" que o Sandaime controlava era o Satetsu, aproveitando sua essência ferromagnética para direcioná-lo. Essa habilidade ficou famosa como a mais perigosa de Sunagkure, e conferiu ao Sandaime Kazekage o título de maior Kage da Vila da Areia. Ele podia usar o Satetsu nas mais variadas formas e quantidades - estacas, blocos, chuva de agulhas. Infelizmente, o Kazekage foi morto por Akasuna no Sasori e transformado em uma maionete, sendo que o boneco manteve a capacidade de controlar a areia de ferro através do Hitokugutsu.


Kekkei Genkai-Shikotsu Myaku

Primeira aparição na série: Capítulo #202 (Mangá;); Episódio 119 (Anime)Usado por: Kaguya KimimaroTécnicas Derivadas: Sawarabi no Mai; Tessenka no Mai; Karamatsu no Mai, Tsubaki no Mai; Yanagi no Mai; Tenshi Sendan
O Shikotsu Myaku (屍骨脈, literalmente "Pulso do Osso Morto", também pode ser lido como "Caminhos de Osso do Cadáver") do clã Kaguya é, provavelmente, uma das linhagens avançadas mais poderosas da série. Consiste na capacidade de controlar toda a estrutura óssea do corpo para adaptá-la ao combate. é perfeito para lutas a curta distância - apesar de poder ser usado em longo alcance, quando Kimimaro lança os ossos dos dedos como projéteis. Em resumo, os membros do clã Kaguya podiam manipular qualquer osso do corpo na forma que quisessem, e usar isso em batalha, aliado a um alto poder regenerativo. O clã Kaguya é original de Kirigakure no Sato, a grande vila ninja do País da água. Apesar de ser uma família dotada de uma Kekkei Genkai extremamente forte, foi completamente dizimada: sendo amantes da guerra, tentaram lutar contra toda a Vila da Névoa e foram completamente derrotados, com exceção de Kimimaro, que não estava por perto no momento do massacre. O garoto vagou sozinho depois de ter o clã destruído, e acabou encontrando Orochimaru, a quem adotou como líder e figura paterna. Kimimaro seria o recipiente perfeito para a alma do sannin se não tivesse sido acometido por uma doença incurável. Com a morte do último Kaguya conhecido, o clã está supostamente extinto.

Kekkei Genkai- Sakon e Ukon

Primeira aparição na série: Capítulo #115 (Mangá); Episódio 68 (Anime)Usado por: Sakon e UkonTécnicas Derivadas: Kisei Kikai
A tradução literal de Souma no Kou é "Ataque de um Par de Maus Espíritos", uma Kekkei Genkai que permite aos gêmeos Sakon e Ukon a habilidade de "desfazer" seus corpos em nível molecular para fundí-los com outros indivíduos. Na maior parte do tempo, essa linhagem é usada entre eles apenas, com Ukon mesclado ao corpo do irmão, adormecido. Durante uma luta, no entanto, Ukon pode fortelecer os golpes do irmão acrescentando seus próprios braços e pernas ao combate físico, ou usando elemento surpresa e se separando temporariamente para atacar um ponto cego. A principal arma desse limite, no entanto, é a técnica de assassinato Kisei Kikai. Com a ajuda do Selo Amaldiçoado de Orochimaru, os dois irmãos podem ficar separados por mais tempo, o que permite que Ukon tente se fundir ao corpo do adversário para destruir as células da vítima de dentro para fora. Também com a ajuda do nível dois do Selo Amaldiçoado, os irmãos podem se desligar do corpo ao qual estão fundidos para regenerar seus próprios ferimentos, caso se machuquem estando em outro organismo - porque, apesar de poderem destruir o inimigo com o Kisei Kikai, também ficam sujeitos a qualquer ferimento que a vítima receba, enquanto estiverem fundidos.

Kekkei Genkai-Mokuton

Primeira aparição na série: Capítulo #120 (Mangá); Episódio 71 (Anime)Usado por: Shodai Hokage, Yamato Técnicas Derivadas: Mokuton Hijutsu, Jukai Koutan; Mokuton, Shichuuka no Jutsu; Mokuton, Daijurin no Jutsu; Mokuton, Jubaku Eisou; Moku Bunshin no Jutsu; Mokuton, Moku Shouheki no Jutsu; Mokuton, Shichuurou no Jutsu; Mokuton, Jubaku no Jutsu; Mokuton, Henge; Hokage Shiki Jijun Jutsu, Kakuan Nitten Suishu.
Assim como o Hyouton, essa Kekkei Genkai também é uma fusão elemental de Naturezas de Chakra. Usando as naturezas Suiton (água) e Doton (Terra), o Shodai Hokage era capaz de criar troncos de árvores, plantas, enfim, um novo elemento, chamado Mokuton (Madeira). Inicialmente, apenas o Shodai era capaz de usar esse hijutsu - ou seja, o Mokuton é um limite sanguíneo que só se manifestou no fundador de Konohagakure, mas não em seus descendentes (até onde se sabe). No entanto, Orochimaru arrombou o túmulo do Primeiro Hokage e roubou uma amostra do corpo dele para tentar reproduzí-la artificialmente. Inúmeras cobaias morreram nessa experiência, e o sannin traiu Konoha antes de poder acompanhar o único dos seres humanos testado a sobreviver e manter parte do poder do Shodai - Tenzou, que agora faz parte da ANBU e atualmente age sob o codenome de Yamato no Time Kakashi. Apesar de poder usar o Mokuton Hijutsu, Yamato afirma que sua capacidade não chega nem aos pés do potencial que o Primeiro possuia.Observação: Além de conseguir criar Madeira com a fusão elemental, o Shodai Hokage também tinha uma habilidade única, que era a capacidade de manipular bijuus - as massas de chakra que assumem forma de demônios colossais - e, consequentemente, seus jinchuuriki. {spoiler} Foi através dessa característica que Senju Hashirama distribuiu as bijuus entre os cinco grandes países do mundo ninja quando as vilas shinobi foram fundadas. {spoiler} Yamato tem um pouco do poder original de manipulação desses demônios, mas no caso a habilidade é restrita apenas à Kyuubi, graças ao fato do jinchuuriki da raposa usar o colar contendo chakra do Primeiro Hokage.

Kekkei Genkai-hyouton

Primeira aparição na série: Capítulo #24 (Mangá); Episódio 13 (Anime)Usado por: Haku Técnicas Derivadas: Sensatsu Suishou; Makyou Hyoushou
A segunda Kekkei Genkai a aparecer na série, logo após o Sharingan de Hatake Kakashi, é a habilidade de fundir as naturezas de chakra Fuuton (Vento) e Suiton (água) para formar Hyouton (Gelo). Fusőes elementais como essa só acontecem quando o indivíduo tem propensão genética, e por isso Hyouton é classificado como linhagem sanguínea. O elemento surgiu na série durante arco do País das Ondas. Haku, o usuário de Hyouton, conta que o País da água ficou muito tempo mergulhado em guerras civis e que, ao longo desses combates, aqueles com linhagens avançadas eram usados como armas. Por causa disso, os clãs que mantinham limites sanguíneos se tornaram odiados, acusados de trazer guerra e desgraças ao país. Ao fim das guerras, as famílias com Kekkei Genkai foram perseguidas e exterminadas, fazendo com que seus membros precisassem esconder a verdade sobre sua ascendência. A mãe de Haku possuia uma dessas linhagens, mas nem mesmo seu marido sabia disso - e assim que descobriu, o homem matou a própria mulher. Haku teria tido o mesmo destino, se não tivesse se descontrolado e usado seu limite de sangue para se proteger. Depois disso, vagou sem rumo até encontrar Momochi Zabuza e ser treinado como shinobi. Haku se mostrou um ninja prodígio, aprendendo a manipular Hyouton em pouco tempo e sendo, inclusive, capaz de usar os jutsus usando apenas meio-selos. Observação: Apesar de Hyouton ser classificado como Kekkei Genkai na série, vários jutsus do Elemento Gelo são utilizados durante o primeiro filme da franquia, "Naruto: Daikatsugeki! Yukihime ninpoucho!". Isso pode ser justificado pelo ambiente onde a ação se desenrola - o País da Neve é coberto de gelo, que poderia ser manipulado diretamente nos jutsus, ao invés de ser criado (como é o caso das técnicas de Haku). Também seria possível o uso do Hyouton estar relacionado à técnologia de aumento de chakra inventada no filme. No entanto, fica incerto se os Hyouton Jutsu do primeiro movie podem ser comparados aos jutsus da série.


sexta-feira, 1 de maio de 2009

Selos

A princípio, o selos são posições a serem executadas com as mãos, a combinação dessas posições junto ao fluxo de chakra liberado pode dar origem ao jutsus. Os selos são 12, e são representados pelos zodiaco chines, relacionados cada um com um animal diferente.Além dos 12, outras posições de selos são viáveis para executar alguns jutsus como o "Kage Bunshin". Alguns selos do Jiraiya também não se encontram entre os desenhos abaixo. Os selos a seguir mostram eles sendo executados com as duas mãos como a maioria dos personagens os fazem. Porém não são todos que os executam assim, sendo raras e incríveis exeções como o Haku que possuem a capacidade de executa-los com apenas uma das mãos.

ANBU Ne "Root"


Base das operações: Vila da Folha.

Classificação: Organização.

Membros aparentes: Danzou, Sai. Há muito tempo atrás na vila de Konoha, enquanto a ANBU estava sendo controlada diretamente pelo Hokage, havia também um departamento de treinamento ANBU conhecido como Ne (Root, = Raiz), criado e comandado por Danzou. Como Danzou participava de muitas guerras e era totalmente oposto ao Sandaime, a ANBU Ne foi desfeita. {spoiler}Muitos membros ainda permanecem fiéis à Danzou, como Sai, substituto de Uchiha Sasuke no time 7.{spoiler} Seus ideais são: "Em Ne você não tem nome, você não tem sentimentos. Você não tem passado, você não tem futuro. O que você tem, é a sua missão. Que suporta a grande árvore de Konoha, nossa organização é chamada Ne."

ANBU (Ansatsu Senjutsu Tokushu Butai)


Base das operações: Vila da Folha.

Classificação: Organização.

Membros aparentes: Hatake Kakashi (Ex-Membro), Yamato, Uchiha Itachi (Ex-Membro), entre outros... Equipe especial, eles estão sobre o comando direto do Hokage. Normalmente andam com uma máscara no rosto. A ANBU é especializada em investigar, questionar e torturar. A identidade de seus membros é mantida em segredo, utilizando apenas nomes falsos, como é o caso de Yamato.

ORGANIZAÇÕES-Hospital de Konoha


Base das operações: Pais do Fogo [Hi No Kuni].

Classificação: Organização de saúde.

Membros aparentes: Kaori, Tsunade (Ela acompanha a maioria dos casos, envolvendo os genins da vila). Servindo como ponto de recuperação da vila, o Hospital de Konoha ajuda ninjas ou civis que foram feridos e vivem no vilarejo.

ORGANIZAÇÕES-Konoha Keimu Butai (Corporação da Policia Militar de Konoha)


Base das operações: Pais do Fogo [Hi No Kuni].

Classificação: Organização.
Membros aparentes: Uchiha Fugaku, Uchiha Yashiro, Uchiha Tekka, Uchiha Inabi. Originalmente fundada pelos ancestrais do Clã Uchiha, a Corporação da Policia Militar de Konoha é responsável por manter a paz na cidade. Mas ela não existe mais, devido ao extermínio do clã pelo próprio membro, Uchiha Itachi.


ORGANIZAÇÕES -Akatsuki


Base das operações: País do Rio [Kawa No Kuni].
Classificação: Organização criminosa.
Membros aparentes: Uchiha Itachi, Hoshigaki Kisame, Orochimaru (Ex-membro), Sasori, Deidara, Zetsu, Tobi, Hidan, Kakuzu. A organização é constituída por nove ninjas perigosos Rank-S (todos foram expulsos ou fugiram de seus vilarejos). Acredita-se que os membros dessa organização andem em duplas. Seu esconderijo secreto se localiza no País do Rio. Eles são ninjas poderosos e especialistas em espionagem.

*Dicionario Naruto*

A
Aishiteru » Eu te amo.
Ame » Chuva.
ANBU » Especial, alto nível.
Anou » “Ei...” , “Hmm”.
Arashi » Tempestade.
Atsui » Quente, calor.
B
Baka » Estúpido, Idiota.
Bunshin » Clone, divisão do corpo.
Byakugan » Olhos Brancos
.
C
-chan » (Sufixo) tratamento de cortesia, usado após o nome ou sobrenome, para se referir a crianças, pessoas mais jovens(especialmente meninas), ou entes querido.
Chakra » É a energia espiritual usada na maioria dos jutsus em conjunto com a energia física.
Chigau » Diferente(interj.) Não é isso!
Chikusho » Droga, mer* e similares.
Chotto » Um pouco, só um momento.
Chuunin » Ninja de nível intermediário.

D
Daijoubu » Estou bem.
Daijoubu ka? » Tudo bem? Você está bem?
Dakara » Porque.
Dakedo » Mas, porém.
Dame » Pare!
Domo(arigatou) » Muito obrigado(a).
Doton » Do tipo terra, do elemento terra.
Doushite » Por quê?
Douzo » Tenha a bondade, sirva-se.

E
Ecchi » Referência à palavra “hentai”, mas com um significado mais leve.
G
Ganbarou » Vamos nos esforçar!
Ganbatte » Animo! Força! Boa sorte!
Genin » Ninja de nível baixo.
Genjutsu » Habilidade ninja de criar ilusões de ótica.
Gomen(nasai) » Desculpe, lamento.

H
Hai » Sim.
Hana » Flor.
Hanabi » Fogos de artifício.
Hayaku » Rápido, depressa, logo.
Hentai » Tarado, pervertido. Também se refere à material pornográfico.
Henge » Transformação.
Ho » Fogo.

I
Iie » Não.
Ikuze » Vamos lá, vamos nessa!
Irasshai » Bem-vindo, dito ao freguês que entra em algum estabelecimento comercial.
Itai » Dói, doeu.
Itadakimasu » Expressão dita antes de se iniciar refeições.
Ittekimasu » Se diz quando está saindo de casa, ou algum outro lugar.
Itterasshai » Se diz à pessoa que está saindo de casa, ou algum outro lugar.(Mais adequado quando a pessoa está saindo de sua moradia).
Iwa » Pedra, Terra.
J
Ja mata, ja ne » Até mais.
Jounin » Ninja de nível mais alto.
Juken » Controle de liberar o chakra por todos as partes do corpo.
Jutsu » Arte, técnica, habilidade, Jutsu são as técnicas usadas pelos ninjas. Taijutsu, Genjutsu, Ninjutsu, Kinjutsu, são os tipos de jutsu existentes no anime. O jutsu, em Naruto, é combinado a os animais do horóscopo Japonês e os elementos da natureza.

K
Kage » Rank do ninjá mais forte da Vila, literalmente "sombra".
Katon » Do tipo fogo, elemento fogo.
Kawaii » Bonitinho, fofo.
Kawarimi » Técnica de substituição do corpo.
Kaze » Vento.
Kisama » Desgraçado.
Konbanwa » Boa noite.
Konnichiwa » Boa tarde.
Konoha » Folha.
Kudasai » Por favor, por gentileza.
Kumo » Nuvem.
-kun » (Sufixo) tratamento de cortesia usado após o sobrenome ou nome de uma pessoa da mesma idade ou mais nova, geralmente usada para meninos.
Kuni » País.

M
Matte » Espere!
Minna, minna-san » Todos, Todo mundo.
Mizu » Água.
N
Nami » Onda.
Nani » O que?
Ninja » Dito "Shinobi".
Nuke-Nin » Ex-Ninja.
Ninjutsu » Habilidade especial de um ninja. Com o uso do chakra ele é usado com os elementos da natureza: Terra, Fogo, Água, Trovão e etc.

O
Obasan » Tia, mulher de meia-idade.
Obaasan » Avó, senhora idosa.
Ohayou(gozaimasu) » Bom dia.
Oi-Nin » Ninja Foragido.
Oishii » Delicioso, gostoso.
Ojisan » Tio, homem de meia-idade.
Ojiisan » Avô, senhor idoso.
Okaasan » Mãe.
Okaeri(nasai) » Bem-vindo de volta.(Se diz para à pessoa que está voltando para casa).
Omae » Você.
Omake » Bônus, extra.
Omedetou » Parabéns!
Omoide » Lembrança, recordação.
Omoshiroi » Interessante, divertido.
Onee-san, onee-chan » Irmã mais velha. Também usado por crianças para se referir a uma moça.
Onegai(shimasu) » Por favor(Formalmente).
Onii-san, onii-chan » Irmão mais velho. Também usado por crianças para se referir a um rapaz.
Ore » Tratamento para “eu” usado por homens.
Oro? » “Ahn?”
Oto » Som.
Otousan » Pai.
Oyasumi(nasai) » Boa noite(Quando se vai deitar).
R
Rai » Trovão.
Ramen » Macarrão Chinês.

S
-sama » (Sufixo) tratamento de cortesia após sobrenome ou nome, em sinal de profundo respeito(Geralmente usado para se dirigir a pessoas importantes).
-san » (Sufixo) tratamento de cortesia padrão, usado após nome ou sobrenome, equivale à: Senhor, Senhorita, Senhoria etc.
Sato » Vila.
-senpai » (Sufixo) tratamento de cortesia, usado após o sobrenome ou nome de uma determinada pessoa que é mais avançada que você em alguma coisa.
Sensei » Treinador, Líder, Professor.
Sensou » Batalha, Guerra.
Sharingan » Olhos que copiam.
Shi » Morte.
Shin » Espírito, Coração, Verdade, Real.
Shine » Morra!
Shinu » Morrer.
Subarashii » Maravilhoso!
Sugoi » Incrível, sensacional.
Suiton » Do tipo água, elemento água.
Sumimasen » Com licença (Ao entrar em algum local; ex: Um escritório ou sala).
Suna » Areia.
Selos » São as combinações de com os membros para a utilização de um jutsu.
Shinobi » São os ninjas do anime Naruto. São os ninjas dos conjuntos de paises como Areia, Trovão, Som, Fogo, Névoa e etc.
Shuriken » São armas ninja, produzidas em forma estrela.
T
Tadaima » Cheguei! (Usado geralmente quando se chega em casa).
Tai » Corpo.
Taijutsu » Habilidade ninja do combate corpo-a-corpo,com baixo uso,ou até mesmo sem o uso de chakra. São técnicas que não utilizam chakra, apenas algumas que são combinadas com algum ninjutsu.
Tasukete » Socorro!
Ten » Céu/Pesado.
Tenketsus » São os pontos imaginários por onde passa o fluxo do chakra, se um ponto é ativado com uma pressão, você pode abri-lo para liberar o chakra daquele ponto, enfraquecer aquele ponto de chakra ou mesmo parar seu fluxo para que o adversário não possa usá-lo com ninjutsus, genjutsus e etc.
Tenki » Tempo(clima).
Tokubetsu » Especial.
Tomodachi » Amigo(a).
Tori » Pássaro.
Tsubaki » Camélia
Tsuchi » Pedra.
U
Urai » Barulhento, (int.) Cale a boca!
Uragirimono » Traidor.
Uragiru » Trair.
Ureshii » Feliz, contente.

W
Wakarimashita » Entendi.
Wakarimasen » Não entendi, não sei.

Y
Yakusoku » Promessa.
Yare...yare » Ai, ai (Usado quando se está cansado).
Yatta » Consegui, Conseguiu (Para quem se dirige a palavra), que bom (Para quem se dirige a palavra).
Yoru » Noite.
Yuki » Neve.
Yurusenai » Imperdoável.

CONTROLE DO CHAKRA

Chakra é a fonte de energia usada por todo shinobi na série Naruto. De fato, existem 2 fontes de energia usada por eles: Stamina, que pode ser também chamada de energia física, e Chakra, que poderia ser chamado de energia espiritual. Cada estilo ninja usa uma fonte de energia diferente: Taijutsu usa pura stamina, enquanto Ninjutsu e Genjutsu usam Chakra. Enfim, o Chakra possui muito mais usos: pode ser concentrado na sola dos pés para uma melhor velocidade ou um salto grande. Há também várias otras coisas que as pessoas precisam saber para entender completamente como as técnicas são executadas. Primeiro de tudo, Stamina converte-se em Chakra para se realizar várias técnicas, mas não é o mesmo para vice-versa. Uma vez que o Chakra é convertido em Stamina, não pode ser convertido de volta. É necessário realizar os selos com as mãos para fazer a conversão. Uma das coisas mais dificeis sobre o uso do Chakra é saber controlar ele e usá-lo de maneira livre. Nesse guia, nós vamos explicar como o Chakra deve ser propriamente usado, e quando não deve

Primeiro de tudo, todo mundo começa apenas com Stamina. Stamina é a energia que usamos todo dia para correr, respirar, andar, fazer exercícios, etc. Toda hora que descançamos, nossa Stamina se repõe. Comida, descanço e exercícios são os 3 mais importante fatores no uso e na capacidade da Stamina. Se uma pessoa dormir tempo suficiente, comer bem e se exercitar diariamente, não vai haver problema algum usando a Stamina. Isso é muito importante porque a Stamina cria Chakra, então, se não houver Stamina, não vai haver Chakra, assim, o shinobi não poderá lutar. O Taijutsu usa Stamina, enquanto Ninjutsu e Genjutsu usam Chakra. Tomemos esse exemplo: O Naruto possui todo o Stamina dele, então quer dizer que ele pode realizar qualquer Tai, Gen ou Nin que ele saiba.


Outro exemplo: Naruto está convertendo sua Stamina em Chakra, e com sucesso. Isso precisa de muito treinamento, e é a parte onde grande quantidade de Stamina é perdida. Isso acontece porque o usuário precisa saber a quantidade exata de Chakra a ser usado para executar a técnica em mente. Então, se o ninja não sabe quanto de Chakra ele necessita usar, ele não consegue converter corretamente. Além de que, o ninja também deve ser capaz de concentrar apenas o suficiente para converter em Chakra, o que é bastante difícil durante uma perigosa batalha. Isso explica porque ninjas em desvantagem e novatos são aqueles que gastam grande parte de seu Chakra e Stamina. Enfim, note que isso só conta para Nin e Gen Jutsu, porque o Taijutsu precisa de absolutamente nenhuma conversão





Agora teremos Naruto numa continuação do que foi dito antes. Ele converteu 30% de sua Stamina em Chakra, o que faz ele ficar com 70% de Stamina restante. Agora, para usar seu Chakra corretamente ele gasta 10% de seu Chakra total para fazer o Bunshin No Jutsu, que faz ele ficar com 20% de Chakra restante. Agora, se ele efetuou com sucesso o jutsu, ele pode usar 20% de seu Chakra restante para fazer o Henge No Jutsu. Mas ele usou apenas 10% para isso, deixando 10% de Chakra restante, que ele acabou perdendo.

Agora explicarei como um shinobi bem treinado usa seu Chakra. Sakura sempre teve o melhor uso do Chakra, então ela será usada para esse exemplo. Primeiro, ela precisa de Chakra, então ela converte 30% de sua Stamina em Chakra. Isso deixa ela com 70% de Stamina restante. Agora, desde que ela pode usar sua energia corretamente, ela possui tudo calculado. Seu
objetivo é criar 4 Bunshin, ela realiza os selos com a mão, e então focaliza seu Chakra criando 3 Sakuras adicionais, num total de 4. Em ordem de confundir os ninjas ainda mais, ela divide igualemente seus 30% de Chakra colocando 10% em cada Bunshin, e por isso ela usa todo o seu Chakra acumulado, não gastando nenhuma energia.

Agora, como exemplo, tomaremos Sasuke. Sasuke está prestes a fazer um Bunshin No Jutsu. Primeiro, como qualquer outra técnica, ele transforma sua Stamina em Chakra usando um selo com as mãos. É aí que ele é fraco, porque mesmo criando a quantidade necessária, ele criou um pouco mais de Chakra. Em seguida, ele foca seu Chakra, e consegue criar 4 Bunshins. Como você pode notar, o excesso dos 10% é deixado pra trás, e assim, gasto. Isso quer dizer que mesmo que o ninja saiba o quanto de Chakra ele deverá precisar, erros como esse podem ocorrer, e o usuário pode transformar mais Chakra, deixando ele exausto.


Agora, teremos Naruto tentando fazer um Bunshin No Jutsu também. Ele não tem muita habilidade em converter Stamina em Chakra, e usar o seu Chakra da forma correta. Como dito antes, a quantidade mais certa paraesses exemplos é de 10%. Então, Naruto começa (erradamente) convertendo 50% de sua Stamina total em Chakra. Isso quer dizer que ele deveria criar 5 bunshins no total. Mas devido á sua má habilidadem ele falha, e acaba criando apenas 1 bunshin. Isso aconteceu porque ele não pode controlar seu Chakra e forçá-lo a um Bunshin corretamente. Isso resultou numa perda de 40% de Chakra, que é uma grande quantidade, considerando que apenas 50% de sua Stamina restou. Porém, isso não é um problema incorrigível, treinando subindo nas paredes e andando na água pode acabar com essa incontrolabilidade do Chakra.
Para o nosso último exemplo, teremos Rock Lee, um ótimo usuário de Taijutsu. Desde que Rock Lee não possui necessidade em converter Stamina em Chakra, ele pode apenas realizar suas técnicas sem concentração para conversão. Isso dá aos usuários de Taijutsu uma vantagem, porque eles nao precisam moldar seu Chakra para atacar. Isso também é um benefício no fato que um ninja de Taijutsu tem um completo controle sobre seus movimentos e energia. Assim, ele apenas foca sua Stamina em seu pé e usa seu Konoha Reppu. Ele não precisa se preocupar em perder Chakra em conversões.

Para finalizarmos, a última observação: se um shinobi não consegue criar mais Chakra, o que significa que ele possui 0 de Stamina, ele ou ela morre, ou pelo menos fica nocauteado. Isso propõe um grande perigo, porque ninjas não experientes em controle de Chakra, podem facilmente ser mortos se eles não tomarem cuidado. Isso encerra nosso guia sobre o Controle do Chakra.

Nove Caudas Kyuubi

Nove Caudas
Kyuubi, ou Kyuubi no YoukoJinchuuriki: Uzumaki Naruto (Genin)Filiação: Konohagakure no SatoStatus: O jinchuuriki nunca foi capturado pela Akatsuki e ainda mantém a bijuuHabilidades da Possessão: A dimensão dos poderes que a Kyuubi confere a seu hospedeiro ainda está longe de ser medida. Inicialmente, Naruto possui cem vezes mais chakra do que qualquer ser humano comum, se aproveitar sua condição de jinchuuriki sem ser influenciado diretamente pelo demônio. Infelizmente, até o presente momento, o garoto só é capaz de usar essa imensa reserva de chakra com a ajuda de Yamato e do colar do Shodai Hokage. Se Naruto começa a usar o chakra da Kyuubi sem nenhum intermediário, a raposa passa a influenciá–lo constantemente com o Manto da Raposa, uma camada de chakra borbulhante que envolve o corpo do hospedeiro como uma segunda “pele”. Esse miasma vermelho é uma faca de dois cumes. À primeira vista, parece ser muito últil, servindo como uma armadura de chakra para o jinchuuriki e protegendo–o dos impactos e golpes diretos, bem como funcionando como um mecanismo de ataque independente – garras e caudas se estendendo para atingir os adversários e ajudando na imprevisibilidade dos ataques. No entanto, o chakra da Kyuubi que forma esse Manto é muito mais agressivo que o chakra comum de um ser humano, destruindo e regenerando a pele do jinchuuriki o tempo inteiro. Como as células humanas têm um tempo de vida definido, esse processo constante de regeneração diminui a expectativa de vida do hospedeiro. Essas características do Manto da Raposa tendem a ser mais e mais agravadas à medida que Naruto é influenciado pela bijuu, mais precisamente a cada “cauda” que brota no chakra do demônio. A resistência da defesa e a potência do ataque são elevados significativamente de acordo com o número de caudas; em compensação, a destruição e recriação de células também acelera e causa muito mal ao organismo do hospedeiro. Ferimentos causados pelo manto são muito difíceis de curar, porque o chakra demoníaco persiste no machucado. E existe ainda mais um agravante: quanto mais caudas Naruto libera, mais selvagem e descontrolado se torna, perdendo noção de si mesmo aos poucos. Quando alcança as quatro caudas, além de se tornar uma miniatura da Kyuubi, o garoto perde completamente a consciência e ataca inimigos e aliados indiscriminadamente. Nessa forma, Naruto é capaz de cuspir um ataque devastador de chakra bruto. Fora isso, a possessão da Kyuubi confere uma aparência animalesca ao jinchuuriki que, quando influenciado por ela, fica com os olhos vermelhos, as pupilas dilatadas, garras e caninos protuberantes e marcas nas bochechas muito mais profundas do que o normal, além de passar a andar como um quadrúpede.
A Raposa Demônio de Nove Caudas é o bijuu mais poderoso da lenda que conta a Guerra dos Demônios Com Caudas, e foi o demônio que inspirou a criação da Kyuubi no Youko de Naruto, tanto em aparência quanto em poder. Na série, o personagem principal, Uzumaki Naruto, teve a bijuu selada em seu estômago pelo fuuinjutsu Hakke no Shiki Fuuin, usado pelo Yondaime Hokage – que teve o trabalho extra de dividir o chakra da Kyuubi em dois, para que a energia negativa (yang) do demônio pudesse se fundir naturalmente ao próprio sistema de chakra de Naruto enquanto a positiva (yin) foi selada com o fuuinjutsu. Infelizmente, Naruto ainda não consegue dominar a Kyuubi da forma como Killer Bee consegue controlar o Hachibi, e o selo que mantém a raposa presa está enfraquecendo gradualmente. A influência da raposa sobre o protagonista da série é notada em diversos aspectos, como os três pares de riscos nas bochechas (semelhantes a bigodes de raposa), a mania que Naruto tem de pregar peças nas pessoas, e a infame “cara de raposa” que o garoto mostra vez ou outra. Quanto mais o jinchuuriki usa a o poder da bijuu, mais parecido com ela o rapaz fica.

Oito Caudas Hachibi

Oito Caudas
HachibiJinchuuriki: Killer BeeFiliação: Kumogakure no SatoStatus: O jinchuuriki foi capturado pela Akatsuki, mas fugiu antes de ter a bijuu extraídaHabilidades da Possessão: Assim como Naruto, Killer Bee fica envolto no chakra borbulhante em forma de caudas quando usa diretamente a energia do Hachibi. A diferença entre eles é que Bee tem pleno controle sobre esse chakra – tanto que é capaz de se transformar na forma completa de sua bijuu e ainda manter a consciência. O jinchuuriki também provou que, quando o hospedeiro e o demônio entram em consenso, podem se ajudar durante as lutas: o Hachibi cancelou o genjutsu que Sasuke lançou contra Bee, e os dois até separaram uma parte do corpo do demônio como isca, para poderem escapar do Time Taka. Enquanto todos os fãs da série esperavam Kishimoto usar a lenda do Yamata no Orochi – parte importante na história da Guerra entre as Bijuu – o autor de Naruto usa um conto completamente diferente para basear o Hachibi. Ao invés de Orochi (que, como o nome já demonstra, está mais relacionado ao Orochimaru do que a qualquer outro personagem da série), Kishimoto usou como referência o Ushi–Oni que, assim como muitos outros monstros japoneses, é um demônio marinho, e tem a cabeça de um touro no corpo de uma criatura cheia de tentáculos. O Hachibi de Naruto tem a cabeça de um touro com um chifre inteiro e outro quebrado, um par de patas e oito tentáculos como caudas. Foi revelado que Hachibi e Killer Bee têm uma relação amigável. De fato, eles parecem até mesmo gostarem um do outro.

Sete Caudas Shichibi

Sete Caudas
ShichibiJinchuuriki: DesconhecidoFiliação: Takigakure no SatoStatus: Capturado pela AkatsukiNão se sabe quase nada sobre eles, além da aparência do jinchuuriki.

Seis Caudas Rokubi

Seis Caudas
RokubiJinchuuriki: Nome DesconhecidoFiliação: DesconhecidaStatus: Capturado pela AkatsukiNão se sabe quase nada sobre eles, além da aparência do jinchuuriki.

Cinco Caudas Gobi


Cinco Caudas

GobiJinchuuriki: DesconhecidoFiliação: Iwagakure no SatoStatus: Capturado pela AkatsukiNão se sabe quase nada sobre eles, além da aparência do jinchuuriki.

Quatro Caudas Yonbi

Quatro Caudas
Yonbi Jinchuuriki: RoushiFiliação: Iwagakure no SatoStatus: Capturado pela AkatsukiHabilidades da Possessão: Dominar as cinco naturezas de chakra; fundir Doton e Katon para formar Youton, que é “lava”. O pouco que se sabe dessa bijuu é que ela era capaz de manipular todos as cinco Naturezas Primários de Chakra – Katon, Suiton, Doton, Raiton e Fuuton – e que passou essa característica para seu jinchuuriki. Ao dominar essa habilidade, Roushi conseguiu fundir Doton e Katon para formar um novo elemento, Youton (Lava). É pertinente mencionar que, nas lendas japonesas referentes à Guerra entre os Demônios com Cauda, o Yonbi (também conhecido como “Kaku”) era sempre relacionado a veneno. O bijuu conhecido pela manipulação dos cinco elementos era o Gobi. Como a maioria dos fãs assumiu que Masashi Kishimoto estava embasando os demônios de Naruto nessa lenda, houve uma grande confusão quando o mangá atribuiu os cinco elementos ao Yonbi ao invés do Gobi.

Três Caudas Sanbi

Três Caudas
Sanbi Jinchuuriki: Nome DesconhecidoFiliação: Kirigakure no SatoStatus: Capturado pela Akatsuki A lenda que serviu como base para a criação do Sanbi foi, provavelmente, a do Suppon no Yurei, o espírito de uma tartaruga comida que assombrava os três homens que se alimentaram dela; ou o Umibozu, um monstro marinho que assume a forma de uma tartaruga. O Sanbi de Naruto lembra uma tartaruga com tentáculos em sua forma de bijuu. Quando foi capturado, estava livre de seu jinchuuriki. Deidara da Akatsuki afirma que uma bijuu com um jinchuurikide mente fraca, ou sem hospedeiro, não passa de um monstro descontrolado.

Duas Caudas Nibi

Duas Caudas
Nibi, também conhecido como Ikiryou, “Fantasma Vivo”Jinchuuriki: Nii Yugito (Jounin)Filiação: Kumogakure no SatoStatus: Capturado pela AkatsukiHabilidades da Possessão: Na forma liberada, Yugito era capaz de causar grande destruição e lançar esferas de fogo espectral nos inimigos. Influenciado pela lenda do Nekomata – um gato tão velho que sua cauda se dividiu em duas, que manipulava os mortos como marionetes e era associado a acidentes com fogo – o Nibi de Naruto, em sua forma de bijuu, parece um felino fantasma e é capaz de cuspir enormes bolas de fogo. Yugito, a jinchuuriki, possui um rosto levemente felino.

Uma Cauda Ichibi

Uma Cauda
Ichibi, também conhecido como ShukakuJinchuuriki: Sabaku no Gaara (Godaime Kazekage)Filiação: Sunagakure no SatoStatus: O jinchuuriki foi capturado pela Akatsuki e teve sua bijuu extraída, mas sobreviveuHabilidades da Possessão: Além de manipular areia à vontade, Gaara pode iniciar o processo de transformação na bijuu se concentrando e fazendo um breve ritual. De início, seu corpo toma apenas a forma parcial do demônio, mas Gaara pode liberar a bijuu em sua forma completa se entrar em estado de sono profundo. O jinchuuriki também adquiriu controle o bastante sobre o demônio para ser capaz de invocar apenas os braços do Shukaku, como mostrado na luta contra Deidara. Diz–se que Suna no Shukaku era, originalmente, o espírito corrompido de um monge do deserto que foi aprisionado dentro de uma “chaleira”. Não foi explicado como esse espírito transformou–se em uma bijuu, mas é certo que Sunagakure sempre usou o demônio para criar jinchuuriki e fortalecer seu poderio militar. O último hospedeiro do Ichibi foi Sabaku no Gaara, filho do Yondaime Kazekage. Foi Chiyo quem realizou o fuuinjutsu para inserir o demônio no garoto, quando ele ainda estava na barriga da mãe. O nascimento de Gaara custou a vida da progenitora. Como jinchuuriki, Gaara obteve algumas vantagens: além de possuir uma reserva de chakra notável, possuía um escudo automático de areia, manipulado pelo Ichibi. Todas as vezes em que era atacado, a areia o protegia imediatamente, independente de Gaara querer ou não. No entanto, esse poder tinha um preço alto: Gaara não podia dormir, ou seria completamente sobrepujado pela consciência do demônio e deixaria Shukaku agir por conta própria, tendo sua personalidade consumida por ele. O Shukaku de Naruto é baseado no tanuki, um animal japonês comumente associado à travessuras e ao transformismo. A menção à “chaleira” e ao sacerdote corrupto também deriva dos contos sobre tanuki. Fora isso, as “olheiras” muito largas e escuras contornando os olhos de Gaara são uma clara referência à aparência do tanuki (o próprio Shukaku, em sua forma completa, é semelhante ao bicho); e o vaso de areia que o jinchuuriki carrega nas costas está presente em algumas das lendas sobre o guaxinim nipônico.

Bijuu e Jinchuuriki

Apesar de demônios e hospedeiros existirem na série desde o primeiro capítulo do mangá, os conceitos de Bijuu e Jinchuuriki só foram abordados diretamente no início de Naruto: Shippuuden, quando Chiyo de Sunagakure no Sato define os termos (capítulo 256; episódio 12 do Shippuuden). O enredo da série passou a girar em torno dos demônios e seus hospedeiros desde entăo.


Definiçăo Bijuu (尾獣, literalmente “besta com caudas”) é um termo proveniente de uma conhecida lenda japonesa sobre uma guerra que existiu entre esses monstros. Em Naruto e Naruto: Shippuuden, as bijuu são formas de chakra extremamente poderosas que assumem a aparência de demônios com caudas. Existem nove delas, cada uma com um número específico de caudas: Ichibi(Uma Cauda), Nibi (Duas Caudas), Sanbi (Três Caudas), Yonbi (Quatro Caudas), Gobi (Cinco Caudas), Rokubi (Seis Caudas), Shichibi (Sete Caudas), Hachibi (Oito Caudas) e Kyuubi (Nove Caudas). Por serem criaturas com imensa capacidade de destruiçăo, vários clăs e vilas ninja tinham a ambiçăo de utilizá–las como armas. {spoiler} Foi logo após a fundaçăo das vilas ninjas que Senju Hashirama, o Shodai Hokage – conhecido pela capacidade de domar os demônios – distribuiu as bijuu entre as vilas ninja, como uma forma de estabilizar o balanço de poder entre as potęncias{spoiler}. Quando livres, esses demônios eventualmente atacam e destroem agrupamentos humanos, e são classificados como “fenômenos naturais”, calamidades imprevisíveis. É raro haver um ser humano capaz de controlar uma bijuu em sua forma completa – {spoiler} os únicos casos conhecidos são Senju Hashirama e Uchiha Madara, sendo que esse último só manipulava a Kyuubi através do Sharingan {spoiler}– e por isso os ninjas precisaram criar outra forma de conter e utilizar as mais poderosas criaturas de seu mundo. Foi assim que nasceu o conceito de Jinchuuriki (人柱力, literalmente “poder do sacrifício humano”). Como era quase impossível encontrar alguém que manipulasse as bijuu completamente liberadas, os ninjas encontraram meios de aprisionar os demônios em outros seres humanos, na esperança de torná–los armas temidas perante todas as outras nações shinobi. E, de fato, os jinchuuriki tornaram–se seres que inspiram terror – tanto nos inimigos quanto nos aliados. As bijuu, como massas de chakra absurdamente poderosas, exigem muito sacrifício para serem contidas, geralmente tirando a vida de alguém durante o processo de aprisionamento. Além disso, assim que se encontram seladas em um ser humano, seu chakra começa a interferir na natureza do hospedeiro, seja fundindo–se à energia do jinchuuriki ou alterando sua fisionomia. Enquanto isso confere às vilas ninjas a principal vantagem em se ter um jinchuuriki, isto é, poder utilizar o chakra e as habilidades características da bijuu, a verdade é que ter um demônio poderoso no corpo torna os hospedeiros instáveis. Essa instabilidade pode alterar a personalidade deles, ou mesmo fazê–los atacar amigos e inimigos indiscriminadamente. Aliando isso à destruição que as bijuu causaram aos humanos ao longo dos tempos, os jinchuuriki acabaram se tornando alvo do ódio e do desprezo dos ninjas, inclusive de seus aliados.

N° Nome: Peso: Altura:

01
Hinata
38.2 kg
148.3 cm
02
Neji
46.8 kg
160.1 cm
03
Lee
47.5 kg
162.2 cm
04
Sakura
35.9 kg
150.1 cm
05
Naruto
40.6 kg
147.5 cm
06
Sasuke
43.5 kg
153.2 cm
07
Gaara
40.2 kg
148.1 cm
08
Kiba
44.7 kg
152.5 cm
09
Akamaru
5.1 kg
28 cm
10
Shikamaru
42.9 kg
152.1 cm
11
3rd Hokage
50.6 kg
163.1 cm
12
Gai
76 kg
184 cm
13
Iruka
66.2 kg
178 cm
14
Kakashi
67.5 kg
181 cm
15
Kurenai
54.4 kg
169.1 cm
16
Asuma
81.6 kg
190.8 cm
17
Ibiki
88 kg
193.5 cm
#
1rd Hokage
74 kg
185.1 cm
#
2rd Hokage
70.5 kg
182.3 cm
#
4rd Hokage
61.1 kg
179.2 cm
#
4rd Kazekage
64.1 kg
176.5 cm
#
Anko
45.8 kg
167 cm
#
Baki
80 kg
188.2 cm
#
Baiu
40 kg
140.3 cm
#
Chouji
69.3 kg
156.3 cm
#
Chouza
120.1 kg
183 cm
#
Dan
67.1 kg
180.2 cm
#
Dosu
49 kg
156 cm
#
Ebisu
67.5 kg
181.4 cm
#
Fugaku
63.1 kg
175.3 cm
#
Gatou
69 kg
162.5 cm
#
Genma
71 kg
181 cm
#
Genyuumaru
57.3 kg
172 cm
#
Gouzo
73.6 kg
178 cm
#
Haku
43.2 kg
155.9 cm
#
Hana
52.5 kg
170.3 cm
#
Hanabi
28.9 kg
132.4 cm
#
Hayate
58 kg
175 cm
#
Hiashi
66.4 kg
176.5 cm
#
Hizashi
66.3 kg
176.5 cm
#
Homura
55.2 kg
166 cm
#
Inari
27.6 kg
128.5 cm
#
Ino
38.5 kg
151.2 cm
#
Inoichi
69.1 kg
180.4 cm
#
Itachi
57.1 kg
175.2 cm
#
Iwashi
61.5 kg
173 cm
#
Izumo
58 kg
169 cm
#
Jiraiya
87.5 kg
191.2 cm
#
Jiroubo
97.3 kg
181.3 cm
#
Kabuto
65 kg
176.2 cm
#
Kagari
54 kg
168.8 cm
#
Kankurou
61.2 kg
167 cm
#
Kidoumaru
56.2 kg
159.2 cm
#
Kimimaro
49.8 kg
166.1 cm
#
Kin
39 kg
150 cm
#
Kisame
83.1 kg
195 cm
#
Koharu
46.3 kg
153 cm
#
Konohamaru
29.5 kg
130.6 cm
#
Kotetsu
53.2 kg
167.5 cm
#
Meizu
73.3 kg
178 cm
#
Midari
62 kg
173.5 cm
#
Mikoto
48.9 kg
162.9 cm
#
Misumi
61.4 kg
174.7 cm
#
Mizuki
69.4 kg
179.4 cm
#
Moegi
22 kg
121.8 cm
#
Mubi
51 kg
169.5 cm
#
Nawaki
37.2 kg
140.3 cm
#
Oboro
51 kg
163.4 cm
#
Orochimaru
57.3 kg
172 cm
#
Raidou
75 kg
183 cm
#
Sakon
45 kg
155.1 cm
#
Shibi
68.9 kg
181.3 cm
#
Shigure
80 kg
195.6 cm
#
Shikaku
59.8 kg
175.2 cm
#
Shino
48.5 kg
161.1 cm
#
Shizume
49.2 kg
168 cm
#
Suzume
45.5 kg
165.6 cm
#
Tayuya
38.2 kg
148.2 cm
#
Tazuna
79 kg
179 cm
#
Temari
44.9 kg
159.3 cm
#
Tenten
43.1 kg
155.6 cm
#
Tonbo
55 kg
167 cm
#
Tsume
51.5 kg
163 cm
#
Tsunade
48.9 kg
163.1 cm
#
Tsunami
45.3 kg
158 cm
#
Udon
26.5 kg
127.5 cm
#
Ukon
45 kg
155.1 cm
#
Uzuki
50.5 kg
169.2 cm
#
Waraji
71.1 kg
181.4 cm
#
Yamashiro
66 kg
178 cm
#
Yashamaru
50.1 kg
170.1 cm
#
Yoroi
70 kg
180 cm
#
Yoshino
46.2 kg
162.1 cm
#
Zabuza
72 kg
183 cm
#
Haku
49 kg
157.3 cm

ANIMAIS-Insetos


A mais incrível e chocante informação a respeito dos insetos desse clã talvez seja o fato de os bichos viverem em simbiose com o corpo dos membros dessa família – mais precisamente dentro do corpo deles. Os insetos vivem por baixo da pele de seus mestres e entram e saem por pequenos buracos ao longo do corpo, como foi mostrado durante a luta entre Abumi Zaku e Aburame Shino. Essa relação é proveitosa para os dois lados: enquanto o ninja hospedeiro provê proteção, habitação e permite que os insetos se alimentem de seu chakra, os bichos obedecem cegamente aos comandos do dono, tornando possível o uso de jutsus sem a necessidade de selos ou conversão de chakra. Fora isso, existem inúmeras vantagens no uso de insetos como armas: um inseto fêmea deixado discretamente no corpo do adversário permite que o Aburame rastreie o outro pelo odor. Esses bichos também podem até mesmo servir como “batedores”, arrecadando informação e trazendo de volta para o ninja hospedeiro. Aburame Shibi (o pai de Shino) também já mostrou que os insetos conseguem desintoxicar uma pessoa envenenada.

ANIMAIS-Kuromaru


Kuromaru (“Kuro” significa “preto”, e “maru” é um sufixo comum em nomes masculinos) é o companheiro canino de Inuzuka Tsume, a mãe de Kiba e Hana. Como o nome sugere, seu pêlo é negro; tem uma aparência bastante lupina, usa um tapa-olho no lado direito do rosto e não tem a orelha esquerda. Ao contrário dos outros representantes caninos do clã Inuzuka, Kuromaru parece poder falar em linguagem humana. Apesar de o clã Inuzuka ter o maior número de bichos figurando na história, outro clã também usa sua relação com animais para lutar: o clã Aburame.

ANIMAIS-Haimaru Sankyoudai

Os “Haimaru Sankyoudai” (灰丸三兄弟, literalmente “três irmãos Haimaru” ou “trio Haimaru”) são os cães que acompanham Inuzuka Hana, a irmã mais velha de Kiba. “Hai” significa “cinzas” ou “cor cinza” (também pode significar “sim”) e é uma provável referência ao fato de o pêlo dos três ser cinza.

ANIMAIS-Akamaru

Idade: 3~4 anos na primeira fase (6 anos em Naruto: Shipp.)
Altura: 29.1 cm (na primeira fase)
Peso: 5.3 kg (na primeira fase)
Data de Nascimento: 7 de julho
Seyuu: Junko Takeuchi (a mesma seyuu de Uzumaki Naruto)
Akamaru é o parceiro inseparável de Inuzuka Kiba e “ninken”( ”cão ninja”) deste. “Aka” significa “vermelho”: na luta contra Naruto no Chuunin Shiken, o cãozinho fica com o pêlo vermelho após ingerir uma pílula. Na primeira parte da série, Kiba carregava Akamaru em cima da cabeça ou dentro da jaqueta – mas, depois de três anos, o cachorro crescera o bastante para seu dono poder montá-lo (Kiba parece não ter percebido essa mudança, no entanto). Uma das maiores vantagens de ter Akamaru como parceiro são seus sentidos aguçados – como olfato e audição –, tornando a dupla uma ótima opção para rastreamento, como vem sido mostrado ao longo da série. Além disso, o cachorro consegue sentir chakra com o nariz e informar a seu dono o nível de poder do adversário. Apesar de não poder utilizar livremente o próprio chakra, Akamaru faz parte dos ataques mais poderosos de Kiba. Seu único “golpe” individual seria o “Dynamic Marking” (“Dainamikku Mākingu”).

Rivais (Naruto x Konohamaru)

Konohamaru almeja o cargo de Hokage – inicialmente com o intuito de ser conhecido pelo próprio mérito, e não como “neto de Sandaime” – e vê Uzumaki Naruto como um rival no caminho para obter esse título. Em Naruto Shippuuden, no entanto, Konohamaru afirma que será o Nanadaime (Sétimo), porque Naruto será o Rokudaime (Sexto).

Rivais (Shikamaru x Temari)


Nara Shikamaru lutou contra a única kunoichi a fazer parte das finais do Chuunin Shiken e, apesar de quase ninguém acreditar no potencial dele, fez uma luta emocionante e quase conseguiu a vitória. Desde então, os dois formaram uma amizade cheia de comentários sarcásticos.

Rivais (Deidara x Itachi)



Para convencer Deidara a fazer parte da Akatsuki, Uchiha Itachi derrotou o homem-bomba com um genjutsu extremamente poderoso. Desde então, Deidara tentou adaptar seu estilo de luta para poder derrotar o Uchiha, chegando inclusive a implantar um “monóculo” no olho esquerdo, com o objetivo de contra-atacar o Sharingan.

Rivais (Jiraya x Orochimaru)


Assim como Naruto e Sasuke, Jiraya e Orochimaru eram colegas de time com personalidades e estilos opostos. Orochimaru era um gênio aclamado, e Jiraya era o aluno pervertido que ficava para trás. Quando Orochimaru traiu Konoha, Jiraya perseguiu o ex-colega para tentar trazê-lo de volta, mas acabou desiludido.

Rivais (Uchiha Madara x Shodai Hokage)


Não se sabe o que levou esses dois amigos a se tornarem rivais, mas a dupla protagonizou uma luta épica no Vale do Fim, e por isso foram construídas duas estátuas enormes para representá-los.
{spoiler}
O verdadeiro motivo da rixa entre o patriarca do clã Uchiha e Senju Hashirama foi justamente a fundação de Konohagakure. Madara ficou
inconformado com a facilidade com que foi selado o acordo entre Uchiha e Mori no Senju, bem como a falta de interesse de seu próprio clã em tornar seu líder o Hokage. Por causa disso, Madara deixou a vila e voltou para atacá-la, controlando a Kyuubi, resultando na luta
{spoiler}

Rivais (Shino x Kankurou)


No Chuunin Shiken, Aburame Shino estava na espera pela batalha contra Kankurou, mas o mestre das marionetes desistiu antes mesmo de iniciar a luta. Por causa disso, Shino seguiu o sunanin quando este fugiu da arena com os irmãos, e fez questão de lutar contra seu adversário.

Rivais (Gaara x Naruto)


Em princípio, Gaara só tinha interesse em lutar contra Uchiha Sasuke. No entanto, depois da interrupção do Chuunin Shiken na invsão de Suna e Otogakure, Uzumaki Naruto lutou contra ele para salvar a vida de Sakura, e Sasuke também. Como resultado, os dois acabaram lutando seriamente. Gaara liberou totalmente o Shukaku e Naruto usou o chakra da Kyuubi para poder invocar o Gamabunta. Naruto ganhou e acabou fazendo amizade com o outro jinchuuriki.

Rivais (Gaara x Sasuke)


Desde que os genins de Suna chegaram a Konoha, uma tensão surgiu entre Gaara e Uchiha Sasuke. Gaara imaginava que seria bom matá-lo e estava ansioso por lutar com ele, enquanto Sasuke queria lutar com o jinchuuriki para medir ster perseguido o adversário, não conseguiu terminar a batalha, porque esgotara suas energias, e passou a ter de lutar contra o Selo Amaldiçoado.ua evolução como shinobi. A luta dos dois, nas finais do Chuunin Shiken, foi interrompida por causa da invasão de Suna e Otogakure. Apesar de o Uchiha